Olá,
Vou falar um pouco sobre o cabelo para que possamos entender como age os cosméticos que usamos dia a dia, estrutura e pH.
|
1 - Pelo, 2 - Superfície da pele, 3 - Sebo, 4 - Folículo piloso, 5 - Glândula sebácea. |
ESTRUTURA INTERNA
O cabelo é composto estruturalmente por 3 partes: A Cutícula, Córtex e a Medúla.
Cutícula:
É a camada externa do fio de cabelo, que se divide de 5 a 12 camadas que, sobrepostas, que protegem as estruturas contra as agressões externas como: sol, chuva, poluição, por ação mecânica como escovar, pentear, etc, e ainda por transformações químicas como relaxamento, permanente, colorações e reflexos.. As cutículas são transparentes o que nos permite ver a cor do fio de cabelo.
Córtex: É a região intermediária, onde transformamos de todas as formas a estrutura do cabelo. Nessa região encontramos as seguintes ligações químicas:
Ligação salina: Ao molhar o cabelo sua extensão é aumentada.
Ligação de hidrogênio: A deformação acontece quando transformamos temporariamente o cabelo.
Ligação de enxofre: Só é rompida através de ação química e sua transformação é permanente ou física sua transformação é temporária.
O pó descolorante age retirando os pigmentos da fibra capilar para deixá-la mais clara, o que ocasiona a abertura das escamas do fio. Desta forma, os cabelos podem perder a hidratação e os nutrientes, deixando-os ressecados, porosos, quebradiços e sem brilho.
Representa o coração do fio capilar. O grau de resistência, elasticidade e a cor do pelo dependem de sua estrutura. O diâmetro do córtex é determinado em função do número de células presentes no bulbo que podem se multiplicar.
Medúla: É a parte central dos fios de cabelo. O canal da medula pode estar vazio ou preenchido com queratina esponjosa. Ainda não foi determinada a função dessa região. Estudos recentes apontam as pesquisas para uma associação da medula com primeiro instante da fase de germinação do fio.
O pH DO CABELO
O pH é usado para determinar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância líquida. A camada hidrolipídica que protege o cabelo, a pele e a unha tem pH ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH que varia de 1 a 14 e a escala 7 é neutro. Portanto, todos os produtos que entram em contato com o corpo humano devem ser neutro ou levemente ácidos.
Se lavarmos o cabelo com shampoo alcalino, suas cutículas abrem, ele fica sem brilho, difícil de pentear e embaraçado.